11 agosto 2010

Viagem a Piri-piri com é chamada



                 Novidades ? 

  Nem tanto assim, mais cada vez que vejo algo assim, me arrepio, além de fazer a lição de casa na hora de reciclar ainda pratica arte, é muito lindo!!! 


                  Artista cria peças que parecem flutuar.  Tudo é feito com folhas de jornal.


          
Encontrei-o em uma viagem, que fiz em julho para Brasilia, fui rever Pirenopolis, uma cidadezinha muito badalada e simpática, com lindos casarões do século de 18 conservadíssimosA cidade é palco de vários filme e novelas,  além de ter como atração principal   a Cavalhada.

Um Pouco de História.



                   Pirenópolis é uma das mais relevantes do Estado de Goiás. A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro. 


   


 Alma Zem Antiquário e Restaurante   


Um espaço que não sabemos onde começa o Antiquário ou termina o restaurante, especializado em Bacalhau e obras de Arte. O jantar é servido em mesas postas para exibir o aparelho de jantar real, talheres de prata e bronze, taças de cristais, tudo a venda. Legal é que se não tem dinheiro para levá-los podemos desfrutá-los enquanto durar o jantar. 
                  Tudo é majestoso e  sublime.


 







Antonio Poteiro  - Artista Plástico Naïf 


Caminhando encontrei obras de Antonio Poteiro um artista plástico famoso.Natural de Santa Cristina Da Pousa - Província do Minho, Portugal - era um autodidata, escultor, pintor e ceramista vivia em Goiânia onde faleceu aos 84 anos no dia 08/06/2010, considerado um dos mestres da pintura primitiva do Brasil.  Cerâmicas, esculturas e quadros  fazem parte do acervo de importantes Museus e coleções particulares. No Rio de Janeiro-RJ podem ser encontradas na Casa do Pontal-Museu de Arte Popular Brasileira e no Museu de Folclore Edison Carneiro.  


    


Projeto Leo Romano   - Mix inusitado: Missoni + Antonio Poteiro (www.antoniopoteiro.com)





Projeto Marcílio Lemos - Parede de tijolo aparente cáustico que recebe obras de Antonio Poteiro.



           Pousada
Rancho do João
       
        Um momento de relaxamento que ninguém é de ferro.  Uma pousada com cara de clar doce lar. Com amplos quartos, todos com varandas, churrasqueira onde podemos fazer churrasco particular com ajuda de Dona Mércia a proprietária  que esta sempre pronta para emprestar sua cozinha e acessórios, que quanto tem um tempinho conta causos e que nas horas vagas participa como figurante de novelas e filmes que sempre usa a bucólica cidade como pano de fundo. Um delicioso café da manhã colonial com tudo que tem direito, fresquinho feito por ela e suas ajudantes.

  






















Esta sauna construída dentro de uma gruta,  que usa os pratos de vidro no teto para passar luminosidade e assim economizar energia, aquecimento a lenha. Uma bela engenhoca.






 a meninada aproveito a piscina de água corrente.




As Cachoeiras merece um post aparte, cada uma simplismente maravilhosas.


O CAMINHO







                               A vegetação do cerrado: Os Ipês
  




A BIROSCA



    Paraiso

 Cachoeira de Santa Maria  -  Reserva Vargem Grande

 





Recebendo instruções para desfrutar sem destruir , dada pela nossa bióloga Sonia Régia ( o nome diz tudo). 



Os nossos bichinhos de estimação preservados pelos Ibamães e Ibapais



  
As Cavalhadas de Pirenópolis

             Reconhecida como uma das mais significativas cavalhadas do Brasil, esta festa virou símbolo e modelo para outras cidades. A pompa, a garbosidade e a seriedade desta manifestação envolve toda a população que espera ansiosamente por este momento.



          As Cavalhadas de Pirenópolis é uma encenacão ao ar livre da batalha entre os Mouros e os Cristãos.
           No século VI, Carlos Magno, um guerreiro cristão, travou uma batalha épica contra os sarracenos, de religião islâmica, pela defesa de um território. "A Batalha de Carlos Magno e os 12 pares da França", como ficou conhecido o conflito, acabou tornando-se um símbolo da resistência e avanços da religião cristã na luta por terras e novos fiéis.
        No século XVIII, motivada por novos coflitos religiosos, a rainha Isabel, de Portugal, instituiu uma representação teatral a ser encenada por cavaleiros.
            Introduzida no Brasil pelos padres jesuítas com a função de catequizar índios e escravos, a festa das Cavalhadas é uma tradição que, desde 1820, mobiliza e emociona a população de Pirenópolis. As mobilizações começam uma semana antes da batalha, quando as duas tropas passam de casa em casa, seguidas por uma banda de música, para chamarem os cavaleiros para os ensaios.
Comandados por seus Reis (o mais importante componente de cada grupo), as duas frentes de batalha se encontram na casa onde é servida a "Farofa" (um reforçado café da manhã) e, após rezas e danças folclóricas, seguem finalmente para o ensaio.
        Outra grande atração da festa são os Mascarados, ou Curucucús, irreconhecíveis com suas roupas coloridas. Representando o povo através de sua espontaneidade, eles brincam com todos não só no Campo dasCavalhadas, mas também pelas ruas e bares da cidade. 


 


Miniatura feita por artesão da cidade.

Voltando ao assunto Este é Hudson, uma simpático artista andarilho, que por minha sorte esta passando "uma temporada" por lá.  Segundo ele não consegue fixar em um lugar por muito tempo, e como sua obra,  viver flutuando.







Aqui ele assina a Deusa Oxun - Na qual tive o privilegio de adquirir.


Uma encomenda para São Paulo.


Seu ateliê, emprestado pela prefeitura, onde mora, produz e vende suas obras. São peças que podem ser colocadas sobre uma base ou como mobílies.


Olha a Oxun aqui em casa
.
Também conheci outro artista o Jota Clavijo, este sim fixou morada em, Pirenoplis. 


 Nasce em Punha del Leste, Uruguai, em 1951. Desde cedo, desenvolveu seus dons artísticos.
Em 1975 encontrava-se em Ouro Preto , Minas Gerais. Ali estudou escultura e gravura na Fundação de Arte de Ouro Preto.
Trabalhando com madeira, couro, escultura, desenho de jóias, recorte de papel etc. Faz amostras locais e expõe anualmente  em Uruguai e Portugal. Suas obras figuram em coleções privadas na Espanha, Suíça, Estados Unidos, Argentina, França, Japão e outros.


        Do casamento de uma tesoura de unha com uma folha de papel nascem verdadeiras "Rendas de papel".           
Rendas de Papel é uma exposição bacana e moderna: 

Você deixa uma recadinho e ainda pode levar todos os quadrinhos virtuais de graça para casa!

Jota Clavijo "14a"







Jota Clavijo "Foto 8"
Jota Clavijo "Espirais"







Jota Clavijo "Liberdade"




Jota Clavijo "Natureza II"
Jota Clavijo "Natureza"








Mimos para minha casa

  
Estes são meus !  A Pomba do Espírito Santo - Símbolo da Festa do Divino e os quadrinhos de cerâmica.
Vídeo de seu ateliê e fazendo um de seus recorte 
O caranguejo.




Assim termina nossa aventura no cerrado !

Os Turistas

Eu  e Eles

Eles e Jorge - Meus dois amores

Mama linda e meus sogros











2 comentários:

  1. amiga sandra, que maravilha sua postagem, matei as minhas saudades de piri revendo suas fotos, piri é um encanto, eu adoro aquela cidade... vc fez uma bela postagem de piri, simplesmente super completa... nota 10 para vc! amei!!!! bjs amiga!!

    ResponderExcluir
  2. Alice que bom que matei sua saudade.
    Adorei Piri já conhecia mas tinha uns 15 anos que não ia lá. Voltei agora, Menina! Como cresceu aquilo lá. Uma cidade acolhedora. E as cachoeiras um espetáculo a mais, os paredões de pedras, as chapadas e a vegetação do cerrado tudo é lindo.
    Faz uma força para ir lá na "Festa das Cavalhadas"
    Acho que no proximo ano irei parece que é em maio.

    Bjos e volte sempre aqui.

    Adorei seu recado.

    ResponderExcluir

ADOREI SEU RECADO!!!!
AGRADEÇO DE♥CORAÇÃO!
BJOS